O QUE SÃO PONTOS DE CULTURA?

13/03/2011 12:08

 

São iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil que, após seleção por edital público, firmaram convênio com a Secretaria de Cultura do Estado ou dos Municípios que aderirem ao programa e o Ministério da Cultura, tornando-se responsáveis por articular e impulsionar ações que já existem nas comunidades.  
 
O Ponto de Cultura não tem modelo único de instalações físicas, de programação ou atividade, é uma iniciativa que impulsiona a realização de ações envolvendo Arte e Educação, Cidadania com Cultura e Cultura com Economia Solidária.

 A associação Musical da Amazônia-  AMA, foi uma das sessenta iniciativas no Estado do Pará a ser selecionada para tornar-se Ponto de Cultura convêniado. O processo teve início em 2008 e somente em 2010, recebeu a primeira parcela de sessenta mil reais (60.000,00), o que viabilizou o início dos trabalhos em março do mesmo ano. Foram atendidos incialmente os Municípios de Marituba, Barcarena, Ananindeua, Nova Esperança do Piriá e Ponta de Pedras, este último Município com população ribeirinha, situado no Arquipelago do Marajó.

Entre os Projetos atendidos em 2010, estão a Banda Marcial Barkamiri (apresentações na Teia Amazônica, Feira do Empreendedor e Congresso Paraense de Bandas e Fanfarras), Fanfarra Marcial Paulo Mendes, Banda de Percussão Marcial Pimpolho, Banda de Percussão Marcial Eudamidas Lopes, Banda Músical Nova Esperança do Piriá e Fanfarras da Associação Musical Antônio Malato (foram realizadas oficinas de percussão Drum Line, sopro, iniciação a teória musical, corpo coreográfico, mor, baliza masculino, baliza feminino e mor). Foram atendidas 450 crianças, jovens e adultos.